top of page
Buscar

Fed corta taxa de juros Americana em 0,50 ponto percentual

  • Foto do escritor: Aress Engenharia
    Aress Engenharia
  • 18 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Investing.com – O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) decidiu cortar a taxa básica de juros dos Estados Unidos em meio ponto percentual, que passou da faixa entre 5,25% e 5,50%, para entre 4,75% e 5%, ao fim da reunião de dois dias de política monetária nesta quarta-feira, 18 de setembro. Assim, o Fed realiza seu primeiro corte desde 2020, em meio à pandemia de covid-19.

Na reunião passada, o Fed manteve as taxas, com ciclo de pausa que iniciou em setembro de 2023, tendo em vista que as fed funds estavam na faixa entre 5,25% e 5,5% desde a reunião de julho do mesmo ano.

Durante a reunião de Bancos Centrais em Jackson Hole, nos Estados Unidos, realizada no final de agosto de 2024, o presidente do Fed, Jerome Powell, disse que “havia chegado a hora de ajustar a política”, o que foi visto como uma sinalização da queda na taxa, que baliza investimentos em todo o mundo.

Com uma inflação menos preocupante, ainda que ainda não na meta de 2%, aumentaram os receios em relação ao mercado de trabalho, que vem desacelerando. Como o Fed possui duplo mandato, inflação e emprego, a autoridade monetária americana considera não somente indicadores de preços, mas tenta achar um equilíbrio.

O medo de investidores é de que o Fed possa estar “atrás da curva”, ou seja, que estaria agindo tardiamente em um cenário que caminharia para uma recessão. Assim, o mercado havia precificado um corte de meio ponto nesta semana.

A expectativa é de que o chairman do Fed detalhe a decisão e seu entendimento sobre esses receios em coletiva de imprensa, marcada para 15h30.

Mais informações em instantes.


 
 
 

Comentários


bottom of page